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Política de Garantia das Pastilhas de Freio Sangsin Brake

 

1 – DO PRAZO DE GARANTIA

 

As pastilhas de freio Sangsin Brake são garantidas exclusivamente contra defeito de fabricação pelo prazo de 90 (noventa) dias contados da data de compra, conforme previsto pelo Artigo 26 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Pastilhas de freio que superam 5.000 km de uso já apresentam desgastes naturais que dificultam a identificação de defeitos de fabricação, por isso, caso seja constatado algum indício de problema, recomenda-se levar o veículo imediatamente ao profissional que instalou as pastilhas.

 

2 – PRIMEIROS USOS DA PASTILHA

 

ATENÇÃO: para correta adaptação das pastilhas ao disco, evite freadas bruscas nos primeiros 200 km. Podem ocorrer ruídos neste período também.

 

3 – ORIENTAÇÕES

 

  • O sistema de freio é fator de segurança de trânsito para os usuários do veículo e, também, para a segurança de outros veículos, pedestres e propriedade privada alheia, desta forma é recomendável verificá-lo a cada 5.000 km rodados e sempre que forem realizados serviços de rodízio e geometria dos pneus.
  • Caso entre uma verificação e outra o sistema de freios produzir ruídos ou tenha sua eficiência de frenagem reduzida, recomenda-se a verificação imediata.
  • Caso a espessura do material de fricção seja inferior a 4 mm ou caso se soltem os indicadores de desgaste (sensores), substituir todas as pastilhas do eixo.
  • Não permitir que o material de fricção das pastilhas de freio, discos, pinça, etc, entrem em contato com gorduras, óleos ou outros lubrificantes ou agentes de limpeza à base de óleos minerais, pois isso poderá levar à falha de frenagem. Se necessário, substituir as peças que tenham sido contaminadas.
  • Não utilizar instrumentos de pontas, uma vez que o uso inadequado destes pode causar danos. Utilizar apenas ferramentas apropriadas.
  • Caso se observe, durante a substituição, danos em qualquer das peças do sistema de frenagem, deve-se reparar adequadamente antes de liberar o veículo para rodar novamente.
  • Antes de iniciar qualquer trabalho no sistema de frenagem, colocar na direção um aviso de que o veículo se encontra em reparação, calçar as rodas que permanecem no solo, elevar o veículo e assegurar sua estabilidade. Iniciar os trabalhos em um dos lados do eixo. O sistema de freio do lado oposto pode servir de guia para o posicionamento correto de cada peça durante a montagem. Todos os passos efetuados para a montagem devem ser idênticos em ambos os lados. ATENÇÃO:
    1. As molas que seguram as pastilhas encontram-se em tensão: aliviar de forma controlada e mantê-las no seu lugar tapando o alojamento das pinças.
    2. Não ativar o sistema de frenagem após a remoção das pastilhas de freio.
  • Não descartar as pastilhas de freios em depósito comuns de lixo, mas em recipientes próprios conforme regulamentação.

 

4 – SUBSTITUIÇÃO DAS PASTILHAS COM DESMONTAGEM PARCIAL DAS PINÇAS

 

  1. Segurar as pinças dos freios (se a remoção das pastilhas não for possível a partir do topo).
  2. No caso de existir um indicador de desgaste (sensor), desligar a conexão.
  3. Dependendo da configuração da pinça, soltar molas, parafusos de aperto, buchas e pino.
  4. Empurrar o êmbolo para trás e rodar para fora ou remover o alojamento. Não desligar o tubo do freio.
  5. Apoiar ou suspender o alojamento removido de tal forma que o tubo de freio não fique em tensão ou danificado.
  6. Remover as pastilhas de freio do alojamento.
  7. Limpar as placas das pastilhas, os alojamentos e buchas com agentes de limpeza que não contenham óleos minerais, como por exemplo álcool metílico. Substituir as tampas de proteção contra poeiras que se encontram danificadas ou quebradiças.

 

5 – MONTAGEM

 

  1. Verificar se as pastilhas a serem instaladas são as indicadas para o veículo conforme modelo, ano e versão.
  2. As novas pastilhas devem mover-se livremente nas buchas.
  3. As placas antirruídos que não estejam enferrujadas, amassadas ou empenadas devem ser reinstaladas. Caso contrário substituir as peças.
  4. Ligar os indicadores de desgaste (sensores) que estejam bons ou usar novos, caso o veículo tenha o sistema para leitura de desgaste.
  5. Inserir as novas pastilhas de freio seguindo a ordem de desmontagem, com a superfície de fricção contra o disco.
  6. Inserir as buchas, molas e grampos conforme posição original.
  7. No caso de as pastilhas de freio estarem equipadas com indicadores de desgaste (sensor), ligar as chaves e tomadas.
  8. Aperte os pinos soltos das pinças do freio ou das buchas. Substituir os parafusos de bloqueio por novos do mesmo tipo. ATENÇÃO: Observar o aperto dos pinos que fixam o corpo das pinças conforme indicação do fabricante do veículo. A aplicação de torque incorreto nos parafusos pode acarretar mau funcionamento do conjunto de freio, causando uma força de arrasto residual no sistema.
  9. Os freios que combinam um dispositivo de ajuste mecânico de estacionamento terão de apresentar um movimento livre após repetidas atuações do freio, o qual deverá estar de acordo com as instruções do fabricante do veículo.

 

6 – TESTE FUNCIONAL

 

Depois de montar as rodas e baixar o veículo, verificar o que segue:

  1. Verificar o nível do fluído de freios no reservatório e completá-lo se necessário, até o limite máximo. Usar apenas fluído para freios novo para o mesmo grau especificado pelo fabricante do veículo. CUIDADO: Em caso de manuseio incorreto, o fluído pode causar sérias lesões ou danos. Ler as instruções do fabricante do fluído para freios.

 

6.1 – ATENÇÃO

 

  1. Para posicionar corretamente as pastilhas de freio, atuar repetidamente o sistema de frenagem, com veículo no solo.
  2. Repetir esse processo até que o pedal de freio se estabilize a aproximadamente um terço do seu curso total. Exercendo uma força máxima constante, o curso do pedal não deverá alterar-se, mesmo que se mantenha a pressão por período prolongado.

 

6.2 – AVISOS

 

  • Se o ponto de pressão e consistência não for alcançado, verificar todo o sistema de freios, caso contrário haverá risco de falha na frenagem.
  • Verificar novamente se existem fugas no sistema de frenagem, como por exemplo vazamento de fluído para freio.
  • Efetuar travagens de teste em velocidades baixas, tendo presente que a eficácia dos freios poderá, de certa forma, ser inferior nas primeiras utilizações. Não aplicar força excessiva ou frenagem contínua no intuito de se obter um assentamento mais rápido.
  • Se os testes de frenagem forem realizados em vias públicas, respeitar todas as regras de trânsito vigentes.
  • Prosseguir os testes funcionais sobre piso rolante para se certificar que o sistema está de acordo com todos os requisitos legais.

 

7 – DA PERDA DA GARANTIA

 

Perderão a garantia as peças que apresentarem as seguintes características:

  • Danos provocados por acidentes.
  • Instalação defeituosa e/ou inadequada.
  • Retrabalhos – seja na plaqueta ou no bolo de atrito – como (e não se limitando) à retirada de material (desbaste), solda, usinagem, furações, alterações no chanfro.
  • Aplicação de ferramentas inapropriadas.
  • Armazenamento inadequado.
  • Contaminação por gorduras, óleos, lubrificantes ou agentes de limpeza à base de óleos minerais.
  • Desgaste natural do produto.
  • Desgaste discrepante entre um lado e outro da pastilha, o que é resultado de falha de outros componentes de freio.

 

8 – PROCEDIMENTO DE GARANTIA

 

  1. O consumidor deverá solicitar análise da garantia diretamente com a loja ou oficina que lhe forneceu as pastilhas.
  2. A loja/oficina enviará formulário preenchido à PARATUS COMÉRCIO INTERNACIONAL E PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA. ("Paratus"), requisitando a análise de garantia, no qual deverá constar as seguintes informações:
        • Dados pessoais do consumidor, como nome, CPF, endereço residencial, endereço de e-mail e telefone celular.
        • Número da nota fiscal ao consumidor e data de emissão.
        • Dados do veículo como marca, modelo, ano de fabricação e versão.
        • Informação de odômetro do veículo quando da instalação e atual.
        • Dados de ordem de serviço, especificando os serviços realizados no sistema de freio do veículo.
        • Descrição da reclamação feita pelo consumidor.
  3. Enviar juntamente com o formulário cópia da nota fiscal ao consumidor, foto das pastilhas e dos discos de freio feita no dia da reclamação, foto do odômetro do veículo na data da reclamação, foto da frente toda do veículo com a placa visível.
  4. Após o envio de todas as informações é iniciado o procedimento de análise de garantia, o qual será concluído com envio de laudo pela Paratus, especificando se procedente ou não a garantia.
  5. Sendo procedente, a garantia será bonificada pelo valor de custo do produto proporcionalmente ao desgaste verificado.
  6. A bonificação decorrente de garantia procedente, não contemplará custos como mão de obra ou outras peças ou serviços.

 

9 – RECOMENDAÇÕES

 

  • Substituir os discos de freio juntamente com as pastilhas.
  • Se os discos apresentarem baixo desgaste, contendo material suficiente e que não comprometa a eficiência do conjunto, realizar planificação de superfície em torno mecânico para garantir perfeito assentamento das pastilhas ao disco.
  • Substituir o fluído de freio conforme especificação do fabricante do veículo. Caso o fluído constante no sistema ainda apresente boas condições de uso, conforme avaliação do profissional mecânico, completar até o nível máximo do reservatório, utilizando fluído para freio conforme especificação do fabricante do veículo.

Evite realizar a substituição das pastilhas de freio em casa. Prefira a contratação de profissional mecânico o qual deverá realizar a verificação de todo o sistema de freio antes da instalação.